Miz

Miz (singular: Miz) são nativos do planeta Argos e como as criaturas locais são territoriais e agressivos. Eles viviam em uma grande comunidade, porém ela foi destruída e agora eles viajam como nômades, procurando pelo deserto um novo lar e entrando em conflito constante com os Kadali.

Descrição física

Os Miz são felinos humanoides, eles têm em média 1,70m e 60kg. Eles andam sobre duas patas digitígradas e possuem dois braços, ambos os pares de membros possuem cinco dedos e garras retrateis. Na base da coluna existe uma cauda que serve para manter o equilíbrio do indivíduo. Seu rosto e estrutura craniana se assemelha a de um grande felino, com pequenas orelhas arredondadas no topo da cabeça. Suas pupilas são em formato de fenda e suas írises são circulares. Diferente de outros felinos eles enxergam cores tão bem quanto os humanos e esta é a única similaridade em suas visões. Miz possuem um campo visão de 200° assim como felinos terrestres. Eles possuem focinho e seu senso de olfato é quatorze vezes mais apurado que o de um humano, sua mandíbula possui presas afiadas e assim como suas garras podem ser usadas como armas graças a sua poderosa mordida. O pelo que cobre todo o corpo dessas criaturas é curto e espesso, as cores variam entre tons de amarelo e laranja que lhes ajudam a se camuflarem no deserto. Alguns possuem listras negras que lhe dão a habilidade de se defletir melhor a luz dificultando sua localização a distância, mas sendo inútil a curto alcance. Fêmeas costumam ter menor estatura e maior porte físico tendo músculos mais desenvolvidos que os machos.

Evolução

A teoria mais aceita é que os Miz são evoluções proveniente de uma mutação dos Granmiz, que normalmente não são capazes de sentir o doce dos alimentos. Alguns deles nasce com uma mutação onde eles são capazes de sentir esse sabor e assim outros alimentos que não carne se tornaram atrativos para eles que com o passar do tempo se tornaram onívoros e evoluíram para que fosse possível a aquisição de variados alimentos. Alguns indivíduos herdaram características dos Granmiz, como a capacidade de camuflagem mesmo que essa seja limitada comparada a seus ancestrais. Nos Miz essa camuflagem se manifesta na forma de listras ou manchas brancas ou pretas em seus pelos que defletem ou absorvem a luz dificultando a detecção por possíveis predadores. Outra capacidade rara entre ele é a habilidade de rugir. O rugido de cada indivíduo é único, e produz sons extremamente diferentes uns dos outros. Uma habilidade que os Miz dividem com os Granmiz é a de se movimentar a incríveis velocidades quando se locomovem sob quatro patas.

Como resultado de sua expansão alimentar as garras dos Miz não possuem a mesma resistência de sua versão selvagem, sendo ineficazes quando utilizadas contra materiais facilmente destruídos pelos Granmiz como titânio.

Sociedade e cultura

Os Miz são um povo de sociedade tribal, as tribos vagam pelo deserto procurando um novo lugar para reerguer sua nação. Toda tribo possui um líder que decide para onde o grupo vai e por quanto tempo ficarão em determinado lugar, controla o consumo dos suprimentos de todos, comanda os guerreiros em tempos de guerra e informa outras tribos sobre grandes ameaças para a população. O xamã cuida da saúde dos integrantes da tribo, atua como conselheiro para o líder e media conflitos entre eles.

Machos e fêmeas dividem as tarefas desde caça até a criação dos filhotes, porém é comum fêmeas assumirem postos mais agressivos como guerreiras e caçadoras enquanto machos preferem posições mais pacificas como xamã e pastores. Educar crianças é função da tribo inteira, o xamã pode ajudar os pequeninos a encontrar a sua vocação, mas elas aprendem sobre sua função na sociedade observando os mais velhos trabalharem.

Um novo xamã é treinado pelo anterior e o substitui quando aprovado, já um líder deve nascer um. Para ser apontado líder o indivíduo deve ter nascido com pelo menos uma das bênçãos dos ancestrais: A habilidade de rugir, chamado por eles de “A voz dos ancestrais” ou as marcas na pele, conhecidas como “A negação de Vez”. Características raras em Miz, perdidas durante seus milênios de evolução. Alguém que nasce com ambas as bênçãos é tido como alguém destinado a grandes feitos. Mesmo cumprindo esses pré-requisitos, aquele que será o líder ainda deve ser treinado e aprovado por quem ocupa a posição no momento. Isso é feito através de um teste: encontrar e matar um Dakadal, o ancestral de seus odiados inimigos. Êxito nesse teste marca a chegada de um novo líder e o antigo cede seu lugar.

Os Miz têm uma relação de hostilidade com os Kadali. Eles lutam uns contra os outros constantemente em disputas por território. Os Miz acreditam que a porção tropical no hemisfério norte de Argos é o lugar perfeito, onde todos finalmente vão poder viver em paz, sem a necessidade de vagar pelo deserto em busca de alimento e perder dezenas de membros em conflitos com as criaturas locais. Porém, com os Kadali ocupando a floresta tropical o que aguarda os Miz é apenas mais uma guerra. Já aconteceram três grandes guerras entre os Miz e Kadali e agora muitos deles odeiam apenas os humanos mais que os lagartos. Já que foram eles quem os expulsaram de sua grande vila.

Uma vez por ciclo planetário todas as tribos de Miz se reúnem para discutir e resolver questões urgentes para toda a raça. Há quem diga que esses encontros servem para que eles possam planejar a eventual retomada de seu antigo território, onde agora existe Dodge City. Mesmo que seja verdade, dado o nível atual de desenvolvimento tecnológico a tribo não teria chance tendo apenas recentemente aprendido a fazer armas de metal.

Não é incomum que indivíduos abandonem a tribo por motivos diversos: escolha própria, por terem sido exilados, por cometerem crimes ou até mesmo por terem se perdido de sua tribo durante uma de suas peregrinações. Sendo assim é possível encontrar Miz vivendo entre os humanos, eles têm dificuldades para se adaptar a civilização, mas são bem recebidos pelos habitantes de Dodge City.

Miz

The Archbase Yuu